Abrindo mão do controle: Que tal confiar?

Sinto que este tema é de grande importância porque nós sofremos muito tentando fazer as coisas seguirem da forma como planejamos. Nem sempre é fácil abrir mão do controle e aceitar que as coisas não podem ser controladas.

Abrir mão do controle não é fácil

Sinto que este tema é de grande importância porque nós sofremos muito tentando fazer as coisas seguirem da forma como planejamos. Nem sempre é fácil abrir mão do controle e aceitar que as coisas não podem ser controladas.

Vou te contar uma coisa: eu sempre busquei criar planos, metas e sempre tive essa preocupação em imaginar diversos cenários em que as coisas aconteciam de etapa em etapa. Entretanto, conforme fui despertando a confiança e minha capacidade de lidar com diferentes circunstâncias, eu entendi que não era necessário controlar nada. Muitas vezes, inclusive, a ansiedade está relacionada com o controle, pois imaginamos um milhão de cenários.

Agora me diz uma coisa: será que realmente não conseguimos lidar com as circunstâncias que acontecem? Será que o fato de não esperar e quando de fato acontecer, simplesmente lidarmos, não é mais saudável?

Normalmente nós temos a capacidade de tomar decisões caso algo difícil aconteça. E muitas vezes o cenário que imaginamos não tem nada a ver com o que de fato acontece. Então na verdade só estamos nos desgastando pensando em diversos cenários e ficando ansiosos com isso.

Como é abrir mão desse controle? Como fazer isso?

Conforme você desenvolve a autoconfiança e o entendimento de que você é capaz de lidar com o inesperado, a necessidade de controle diminui porque você confia.

Talvez seja algo que você precise pensar, analisar, refletir, mas não é nada impossível.

Vou te contar uma situação: eu estava preocupada pois teria que pegar diversos meios de transporte e mudar umas 5 vezes de trem para chegar à minha casa da última vez. Eu comecei a ficar preocupada e nervosa com isso, mas ai entendi que era apenas eu querendo controlar e na verdade era o caso de eu só me adaptar. Abri mão e aceitei. O que aconteceu a partir disso? Simplesmente na minha frente apareceu uma carona e vim confortavelmente até a minha casa.

Pode ser um exemplo único, mas recentemente venho experienciando várias situações assim e não acho que são coincidência.

Que tal você começar a experienciar isso também?

Pode não ser simples, mas estou aqui para ajudar. Vamos juntas?

Entre em contato comigo para iniciar a transformação que você busca com a terapia que você merece.

Por Amanda Abade

Compartilhe nas suas redes:

Você também pode gostar destes:

Prazer, eu sou

Sou psicóloga, mas sou muito mais. Jung dizia, “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”

Te convido a se descobrir também. Não há respostas prontas nem caminhos fixos. O segredo está na sua vontade.

Vamos pelo feminino, pelas sombras, pelos medos, pelas inseguranças. Passaremos por lugares muito difíceis, mas eu sempre estarei olhando para você.

5207418

plugins premium WordPress