Não sei se você já se perguntou sobre a morte, mas normalmente este é um assunto que as pessoas costumam fugir. Não é tão simples assim falar sobre o fim da nossa vida. Imaginar que existimos e chegou o fim. Algumas pessoas buscam em crenças religiosas uma compreensão para compreender esse fenômeno. E se eu te disser que é a única verdade sobre a vida? Você entende que a única coisa real, verdadeira, que temos após estarmos vivos é a morte?
“Nossa, mas você está sendo drástica!” ou “Que mórbido!!!”
Por que será que olhamos para isso com tanta distância? Isso me traz na verdade uma pergunta muito mais intrigante. Se sabemos isso, se é a única verdade possível, por que isso deixa nossa vida mais difícil? Algumas pessoas dizem que não querem saber quando vão morrer e que preferem que isso aconteça sem dor (e pode me incluir nesse segundo grupo), mas por que saber ou não saber a data deveria mudar alguma coisa na sua vida?
Aí que vem a questão mais importante de todas pra mim: Saber a data quer dizer que você vai começar a viver? Saber a data quer dizer que tornaria a morte mais real e aí sim você viveria sua vida? Então você está vivendo esperando o dia para de fato viver? Você está esperando chegar um momento para começar a viver a sua vida? “Ah, mas aí vou poder fazer o que eu quero. É diferente.” Será mesmo que é diferente? Por que você não está vivendo agora? Que esse agora é de fato o momento que você está viva e não morta?
Por que será que nos colocamos em situações que não gostamos e que só percebemos isso quando a ideia de um fim da nossa existência se aproxima?
Por que você tem medo de viver?
No fundo, nós não temos medo da morte. Nós temos medo da vida! Nós temos medo de viver uma vida feliz, uma vida plena, com amor, prazer, entrega, felicidade, confiança. Nós temos medo de viver aquilo que gostaríamos de viver. Por que? Viver o que você quer e deseja significa que você talvez tenha que abrir mão de algumas coisas e se jogar em outra. Por que saber a data da morte te faria realizar o que você mais quer na vida? “Ah, não teria nada a perder! Poderia fazer isso. Porque aí eu poderia largar meu emprego e finalmente fazer o curso de culinária que eu sempre quis. ” (Só um exemplo). Mas por que você não faz o curso de culinária agora? Por que você não está vivendo o que você quer agora?
O que você precisaria abrir mão para viver? Talvez a resposta esteja relacionada a segurança e estabilidade. O emprego me dá estabilidade. O meu casamento me dá estabilidade. O meu país me dá estabilidade. Porque fazer o que queremos é arriscado. E isso é a vida!
A vida não é sobre certezas e regularidade. O que você provavelmente está vivendo é apenas o medo. O medo do julgamento. O medo das críticas. O medo da instabilidade. O medo da confiança. O medo de viver.
E que vida é essa? É a vida que você quer? É o que você gostaria de estar fazendo?
Para mim a vida não tem nada a ver com legado, com bens materiais. A vida tem a ver com o que você sente e faz diariamente. A vida tem a ver com você ser você, livre desses medos e feliz porque é por você, apenas você. No final, só existe você. Só você faz a passagem. Só você. É solitário, mas não precisa ser assustador. Como não? Você só terá medo daquilo que pode acabar com você. A morte não acaba com você. A morte encerra um ciclo da sua vida. O que pode acabar com você é a sua vida e a forma pela qual você vive. Nós morremos diariamente. Sempre temos que encerrar ciclos nas nossas vidas. Inclusive, as vezes isso pode ser motivo de angustia e ansiedade, mas é necessário mudar. É necessário deixar morrer. O que não é necessário é se agarrar o que pode vir a ser, sendo que isso pode existir agora. Isso é viver!
Algumas perguntas para te ajudar:
- Qual é o seu maior sonho?
- O que te impede de viver e realizar isso na sua vida?
- Vamos supor um cenário que você vá atrás disso. Como você se sentiria? Isso seria a sua morte de fato? Então por qual motivo você está adiando isso?
- É possível acrescentar aos poucos na sua realidade seu sonho?
- O que você acha que precisa fazer na sua vida? Faça uma lista e busque diariamente, a cada momento, colocar isso em prática.
- Como é para você dizer que ama as pessoas que você ama? Por que você não fala isso diariamente?
Algumas possíveis desculpas e empecilhos para você não estar vivendo isso: DINHEIRO. “Meu sonho é viajar o mundo, mas não tenho dinheiro. E AI?” Olha, e se você se propor a experimentar comidas desses lugares? Se você for em restaurantes dos locais que gostaria de ir? E se você buscasse ler mais sobre a cultura desses países? As lendas? Os contos de fadas? E se você estudasse essa língua? E se você participasse de comunidades online desses países? Assistisse filmes, séries e vídeos do youtube desses países? E se você escutasse a playlist das músicas mais tocadas desse país? E se você tentasse conhecer pessoas novas todos os dias?
Não será exatamente o seu sonho, mas pode te fazer sentir mais viva. Entenda que você não precisa postergar e que a vida acontece agora.
E se o medo for muito grande e estiver te impedindo, por que não conversar com ele? Por que não entender mais o que de fato você está sentindo? De espaço para viver no presente ao invés de estar sempre preparando um futuro que não sabemos como será. O que você tem é apenas o aqui e o agora. Então que tal viver?
Com carinho,
Por Amanda Abade.